Um sistema operacional (SO) é uma coleção de programas que inicializam o hardware do computador
2 - Atualemnte quais são os SO mais usados?
Nome | Fundação/Empresa | Ano de lançamento | Versão mais recente | Percentagem | Utilizadores |
---|---|---|---|---|---|
Windows | Microsoft | 1993 | Windows 7 | 88.90% | 400 milhões |
Mac OS X | Apple | 2001 | Mac OS X v10.7 "Lion" | 5.54% | 22,5 milhões |
Linux | Linux Foundation | 1991 | Linux Kernel 3.0.4 | 2,13% | 8,5 milhões |
3 - Quais os SO para dispositivos portateis?
Android
iOS
Symbian
4 - Qual o ultimo SO lançado pela microsoft?
Windows 7
5 - Qual o SO mais usado em computadores de mesa?
Windows
6 - Comente sobre o linux.
Linux é ao mesmo tempo um kernel (ou núcleo) e o sistema operacional que roda sobre ele, dependendo do contexto em que você encontrar a referência. O kernel Linux foi criado em 1991 por Linus Torvalds, então um estudante finlandês, e hoje é mantido por uma comunidade mundial de desenvolvedores (que inclui programadores individuais e empresas como a IBM, a HP e a Hitachi), coordenada pelo mesmo Linus, agora um desenvolvedor reconhecido mundialmente e mais representativo integrante da Linux Foundation.
7 - Nucleo linux?
Para o microcomputador funcionar, ele precisa se um programa básico - um software chamado sistema operacional;
Existem vários tipos de sistemas operacionais, Linux, Windows, UNIX, etc;
Existe um Linux para cada tipo de computador, main-frame, PC, Macintosh (acho que se escreve de outro modo !);
Quando usamos Linux, temos um outro software que faz a mediação (interface) entre o kernel e o usuário, chama-se shell. Existem vários shells (csh, ksh, bsh, bash, etc). Mas o importante é que são os mesmos, independente do kernel (motor) em uso, afinal os pedais e direção são sempre iguais seja em um motor 1.0 ou 1.6!
Para que o Linux funcione perfeitamente, em alguns casos é necessário instalarmos algum módulo específico, entenda módulo com um programa (software) preparado para uma finalidade específica e que não é comum a todos os equipamentos, por exemplo um módulo para a placa de rede de nosso microcomputador.
Existem vários tipos de sistemas operacionais, Linux, Windows, UNIX, etc;
Existe um Linux para cada tipo de computador, main-frame, PC, Macintosh (acho que se escreve de outro modo !);
Quando usamos Linux, temos um outro software que faz a mediação (interface) entre o kernel e o usuário, chama-se shell. Existem vários shells (csh, ksh, bsh, bash, etc). Mas o importante é que são os mesmos, independente do kernel (motor) em uso, afinal os pedais e direção são sempre iguais seja em um motor 1.0 ou 1.6!
Para que o Linux funcione perfeitamente, em alguns casos é necessário instalarmos algum módulo específico, entenda módulo com um programa (software) preparado para uma finalidade específica e que não é comum a todos os equipamentos, por exemplo um módulo para a placa de rede de nosso microcomputador.
8 - Por que o linux não é muito aceito pelos usuarios finais?
Não roda maioria dos jogos.
Microsoft Office ainda e o melhor.
Interface do Windows ainda e mais simples
9 - Qual ér a versão mais recente do So da Apple?
Mac OS X Lion
10 - Google chrome OS?
Google Chrome OS é um sistema operacional de código aberto baseado em Linux projetado pelo Google para trabalhar exclusivamente com aplicativos web. Anunciado em 7 de julho de 2009, o Chrome OS teve um lançamento público de uma versão estável durante o segundo semestre de 2010, no dia 7 de Dezembro de 2010. A interface de usuário faz uma abordagem minimalista, assemelhando-se ao navegador Chrome. O Chrome OS não estará disponível como download para instalação, em vez disso, o sistema operacional só virá em hardware específico de fabricação dos parceiros do Google. O browser será a única aplicação residente no dispositivo, pois o Google Chrome OS é destinado aos usuários que passam a maior parte do seu tempo de uso de computador navegando na Internet. Os primeiros hardwares com o Chrome OS instalado (chamados "Chromebooks"), foram lançados em Junho de 2011.
11 - Iphone OS?
iOS é o sistema operacional móvel da Apple. Desenvolvido originalmente para o iPhone, também é usado em iPod Touch, iPad e Apple TV. A Apple não permite o sistema operacional rodar em hardware de terceiros. A interface do usuário do iOS é baseado no conceito de manipulação direta, utilizando gestos em multi-toque. A interação com o sistema operacional inclui gestos como apenas tocar na tela, deslizar o dedo, e o movimento de "pinça" utilizado para se ampliar ou reduzir a imagem. Os elementos de controle de Interface consistem de barras, chaves e botões. A resposta à entrada do usuário é imediata, oferecendo uma interface fluida. Acelerômetros internos são usados por alguns aplicativos para responder à agitação do aparelho (um resultado comum é o comando de desfazer) ou rodá-la em três dimensões (um resultado comum é a mudança do modo retrato para modo paisagem).
No iOS, existem quatro camadas de abstração: a camada Core OS, a camada Core Services, a camada mídia, e a camada Cocoa Touch. O sistema operacional usa aproximadamente 500 megabytes de armazenamento do dispositivo, que varia para cada modelo.
No iOS, existem quatro camadas de abstração: a camada Core OS, a camada Core Services, a camada mídia, e a camada Cocoa Touch. O sistema operacional usa aproximadamente 500 megabytes de armazenamento do dispositivo, que varia para cada modelo.
12 - Android?
Android é um sistema operacional móvel que roda sobre o núcleo Linux, embora por enquanto seja ainda desenvolvido numa estrutura externa ao núcleo Linux. Foi inicialmente desenvolvido pelo Google e posteriormente pela Open Handset Alliance, mas a Google é a responsável pela gerência do produto e engenharia de processos. O Android permite aos desenvolvedores escreverem software na linguagem de programação Java controlando o dispositivo via bibliotecas desenvolvidas pela Google. Existem atualmente mais de 250 mil aplicações disponíveis para Android. O sistema operativo Android consiste em 12 milhões de linhas de código, incluindo 3 milhões em XML, 2.8 milhões de linhas de C, 2.1 milhões de linhas de código Java e 1.75 milhões de linhas de código em C++.
No linux é possível utilizar e configurar vários ambientes gráficos diferentes, verifique quais os principais ambientes utilizados.
GNOME (acrônimo para GNU Network Object Model Environment) é um projeto de software livre abrangendo o Ambiente de Trabalho GNOME, para os usuários, e a Plataforma de Desenvolvimento GNOME, para os desenvolvedores. O projeto dá ênfase especial a usabilidade, acessibilidade e internacionalização.[1]
O desenvolvimento do GNOME é supervisionado pela Fundação GNOME, que representa oficialmente o projeto junto a empresas, organizações e a sociedade como um todo[2]. O projeto conta ainda com uma série de equipes com missões específicas, inclusive com uma equipe de engenharia de lançamentos, responsável pelo característico calendário de lançamentos semestrais.[1]
A comunidade de desenvolvimento do GNOME conta tanto com voluntários quanto com empregados de várias empresas, inclusive grandes empresas como Hewlett-Packard, IBM, Mandriva, Novell, Red Hat, e Sun. Por sua vez, o GNOME é filiado ao Projeto GNU, de onde herdou a missão de prover um ambiente de trabalho composto inteiramente por software livre. Por isso mesmo, O GNOME pode ser utilizado por vários sistemas baseados em Unix, principalmente por sistemas Linux e sistemas BSD.
KDE é uma comunidade internacional de software livre produzindo um conjunto de aplicativos multiplataforma projetados para funcionar em conjunto com sistemas GNU/Linux, FreeBSD[3], Solaris[4][5] Microsoft Windows[6], e Apple Mac OS X[7]. Ela é mais conhecida pela sua área de trabalho Plasma, um ambiente de trabalho fornecido como o ambiente padrão em muitas distribuições, como OpenSUSE, Mandriva Linux, Kubuntu, Sabayon e Chakra GNU/Linux.
KDE e seus aplicativos são escritos com o framework Qt, atualmente sobre desenvolvida pela Nokia. Antigamente o Qt apenas possuía licença GPL para a plataforma Linux, mas a partir da versão Qt4 foi liberado licensa LGPL para todas as plataformas, permitindo que o KDE fosse portado para o Windows e o Mac OS X.
O objetivo da comunidade KDE é tanto providenciar um ambiente que ofereça os aplicativos e funcionalidades básicas para as necessidades diária quanto permitir que os desenvolvedores tenham todas as ferramentas e documentação necessárias para simplificar o desenvolvimento de aplicativos para a plataforma. A política adotada tem se mostrado eficaz, posto que muitos projetos de sucesso, como o reprodutor de música Amarok, a suíte Calligra, o browser Rekonq e o gravador K3B são desenvolvidos idealizando uma perfeita integração com o KDE.
Xfce é um ambiente de trabalho gráfico, executado sobre o sistema de janelas X em sistemas Unix e similares. Assim como GNOME, o Xfce utiliza a biblioteca GTK+2 para fazer a interface com o usuário, o que os tornam ligeiramente parecidos. Entretanto, uma preocupação do Xfce é ser mais rápido e consumir menos recursos da máquina do que o GNOME, que é considerado excessivamente grande e consumidor de recursos desnecessariamente.
O projeto foi fundado por Olivier Fourdan e é atualmente desenvolvido por vários colaboradores, a maioria europeus.
A actual versão, 4.8, é modular e reutilizável como as anteriores. É composto por diversos componentes que combinados fornecem um ambiente de trabalho completo. O Xfce pode funcionar em hardware com poucos recursos.
Devido à sua modularidade, os componentes podem não ser usados todos em conjunto e podem ser combinados com outros ambientes.
O projeto tem vindo a afirmar-se como plataforma de desenvolvimento. É possível desenvolver aplicações em C/C++, Python e Perl recorrendo às bibliotecas oferecidas pelo ambiente.
Unity (também conhecido como Unity 3D) é um motor de jogo 3D proprietário, criado pela Unity Technologies. Unity é similar ao Blender, Virtools ou Torque Game Engine, em relação a sua forma primária de autoria de jogos: a sua interface gráfica.
O Unity possui duas versões principais: Unity Pro, que custa US$ 1.500,00, e a versão gratuita, simplesmente chamada Unity, que pode ser usada tanto para fins educacionais, quanto para fins comerciais. Há uma restrição, entretanto, que diz que companhias que tiveram lucro acima de US$ 100.000,00 em seu último ano fiscal, devem usar o Unity Pro.
O desenvolvimento do GNOME é supervisionado pela Fundação GNOME, que representa oficialmente o projeto junto a empresas, organizações e a sociedade como um todo[2]. O projeto conta ainda com uma série de equipes com missões específicas, inclusive com uma equipe de engenharia de lançamentos, responsável pelo característico calendário de lançamentos semestrais.[1]
A comunidade de desenvolvimento do GNOME conta tanto com voluntários quanto com empregados de várias empresas, inclusive grandes empresas como Hewlett-Packard, IBM, Mandriva, Novell, Red Hat, e Sun. Por sua vez, o GNOME é filiado ao Projeto GNU, de onde herdou a missão de prover um ambiente de trabalho composto inteiramente por software livre. Por isso mesmo, O GNOME pode ser utilizado por vários sistemas baseados em Unix, principalmente por sistemas Linux e sistemas BSD.
KDE é uma comunidade internacional de software livre produzindo um conjunto de aplicativos multiplataforma projetados para funcionar em conjunto com sistemas GNU/Linux, FreeBSD[3], Solaris[4][5] Microsoft Windows[6], e Apple Mac OS X[7]. Ela é mais conhecida pela sua área de trabalho Plasma, um ambiente de trabalho fornecido como o ambiente padrão em muitas distribuições, como OpenSUSE, Mandriva Linux, Kubuntu, Sabayon e Chakra GNU/Linux.
KDE e seus aplicativos são escritos com o framework Qt, atualmente sobre desenvolvida pela Nokia. Antigamente o Qt apenas possuía licença GPL para a plataforma Linux, mas a partir da versão Qt4 foi liberado licensa LGPL para todas as plataformas, permitindo que o KDE fosse portado para o Windows e o Mac OS X.
O objetivo da comunidade KDE é tanto providenciar um ambiente que ofereça os aplicativos e funcionalidades básicas para as necessidades diária quanto permitir que os desenvolvedores tenham todas as ferramentas e documentação necessárias para simplificar o desenvolvimento de aplicativos para a plataforma. A política adotada tem se mostrado eficaz, posto que muitos projetos de sucesso, como o reprodutor de música Amarok, a suíte Calligra, o browser Rekonq e o gravador K3B são desenvolvidos idealizando uma perfeita integração com o KDE.
Xfce é um ambiente de trabalho gráfico, executado sobre o sistema de janelas X em sistemas Unix e similares. Assim como GNOME, o Xfce utiliza a biblioteca GTK+2 para fazer a interface com o usuário, o que os tornam ligeiramente parecidos. Entretanto, uma preocupação do Xfce é ser mais rápido e consumir menos recursos da máquina do que o GNOME, que é considerado excessivamente grande e consumidor de recursos desnecessariamente.
O projeto foi fundado por Olivier Fourdan e é atualmente desenvolvido por vários colaboradores, a maioria europeus.
A actual versão, 4.8, é modular e reutilizável como as anteriores. É composto por diversos componentes que combinados fornecem um ambiente de trabalho completo. O Xfce pode funcionar em hardware com poucos recursos.
Devido à sua modularidade, os componentes podem não ser usados todos em conjunto e podem ser combinados com outros ambientes.
O projeto tem vindo a afirmar-se como plataforma de desenvolvimento. É possível desenvolver aplicações em C/C++, Python e Perl recorrendo às bibliotecas oferecidas pelo ambiente.
Unity (também conhecido como Unity 3D) é um motor de jogo 3D proprietário, criado pela Unity Technologies. Unity é similar ao Blender, Virtools ou Torque Game Engine, em relação a sua forma primária de autoria de jogos: a sua interface gráfica.
O Unity possui duas versões principais: Unity Pro, que custa US$ 1.500,00, e a versão gratuita, simplesmente chamada Unity, que pode ser usada tanto para fins educacionais, quanto para fins comerciais. Há uma restrição, entretanto, que diz que companhias que tiveram lucro acima de US$ 100.000,00 em seu último ano fiscal, devem usar o Unity Pro.
Pesquise os requisitos de hardware necessários para instalar os SO.
Windows 7
Arquitetura | x86 (32 bits) | x64 (64 bits) |
---|---|---|
Processador | 1 GHz | |
Memória (RAM) | 1 GB de RAM | 2 GB de RAM |
Placa gráfica | Suporte para o dispositivo de gráficos DirectX 9 com 128 MB de memória gráfica (para Aero Glass) | |
Espaço Livre em HD | 16 GB de espaço em disco disponível | 20 GB de espaço em disco disponível |
Unidade óptica | Unidade de DVD (apenas para instalar a partir de uma mídia de DVD/CD) ou entrada USB |
Mac OS - X Lion
- Computador Mac com processador Intel Core 2 Duo, Core i3, Core i5, Core i7 ou Xeon.
- 2GB de memória
- OS X v10.6.6 ou posterior (é recomendada a v10.6.8)
- 7GB de espaço disponível
- Algumas funcionalidades precisam de um Apple ID ; aplicam-se termos e condições.
Linux
- x86 processor
- 256 MB of system memory (RAM)
- 4 GB of disk space for installation
- Graphics card capable of 800×600 resolution
- CD-ROM drive or USB port
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